Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara aprova requerimentos solicitando informações sobre projetos de pavimentação, transporte para consultas médicas em Curitiba e rede de abastecimento de água

Câmara aprova requerimentos solicitando informações sobre projetos de pavimentação, transporte para consultas médicas em Curitiba e rede de abastecimento de água

por RAFAELLA — publicado 11/02/2026 10h47, última modificação 11/02/2026 10h47
Câmara aprova requerimentos solicitando informações sobre projetos de pavimentação, transporte para consultas médicas em Curitiba e rede de abastecimento de água

As indicações foram aprovadas por unanimidade de votos

   Durante a 2ª Sessão Ordinária do 1º Período do 2º Ano da 28ª Legislatura realizada no dia 10 de fevereiro, os vereadores apresentaram 19 indicações e seis requerimentos ao Executivo, reforçando o compromisso da Casa com as demandas da comunidade. As indicações contemplam solicitações de melhorias em estradas rurais de diversas comunidades, avanços no trânsito, atendimento a necessidades de alguns bairros e também questionamentos relacionados a projetos de pavimentação, transporte para consultas médicas em Curitiba e rede de abastecimento de água   

SYBIL DIETRICH

   A 1ª Secretária Sybil Dietrich apresentou indicação sugerindo a realização de estudos para implantação de uma rotatória entre as Ruas Luiza Simionato Stroparo e Jornalista José da Silva, no bairro Stroparo, com o intuito de facilitar a organização das interseções, aumentar a segurança, melhorar a fluidez do trânsito e reduzir acidentes graves no local.

LEOMAR JACUMASSO

   Leomar Jacumasso sugeriu a realização de serviços de cascalhamento e patrolamento nas estradas rurais do Distrito de Gonçalves Júnior, abrangendo os seguintes trechos: Linha C, Linha Velha, Linha São José, Linha B e Campina, estendendo-se até Volta Grande e Coloninha, em razão das precárias condições de trafegabilidade das vias, que vêm causando dificuldades no deslocamento dos moradores. Também solicitou melhorias nas ruas do bairro Bogucheski, no Distrito de Guamirim, bem como na estrada da Coloninha de Guamirim, no trecho que liga Guamirim à Campina do Guamirim, mediante serviços de cascalhamento e patrolamento, oferecendo melhores condições de segurança e mobilidade a quem reside e transita na região. Pediu ainda melhorias na localidade do Rio do Couro, consistentes em serviços de cascalhamento e patrolamento, nos seguintes trechos: da propriedade do Sr. Fernando Nós até a propriedade do Sr. Wilian Berger; da estrada do Colégio até o Faxinal do Rio do Couro e na estrada que liga ao Museu do Rio do Couro, garantindo melhores condições de acesso nos referidos locais. Por fim, ainda apresentou requerimento solicitando informações, as quais devem ser encaminhadas a esta Casa de Leis no prazo legal disposto na Lei Orgânica: “Qual o prazo previsto para a conclusão da obra de implantação da rede de abastecimento de água na localidade de Faxinal dos Melos, cuja execução foi iniciada há aproximadamente 1 ano?’, questionou.

LEOMAR E JOÃO

   Os vereadores Leomar Jacumasso e João Leuch sugeriram a realização de serviços de cascalhamento e patrolamento, na estrada que liga a localidade de Rio do Couro ao Itapará, bem como nas comunidades do Cerro do Canhadão, Cachoeira do Palmital, trecho de Cachoeira do Palmital à Invernadinha, Cadeado Grande, Cadeado Santana e Cadeadinho, visando garantir melhores condições de segurança, mobilidade e qualidade de vida aos moradores das localidades atendidas.

TERESINHA MIRANDA VERES

   A vice-presidente Teresinha Miranda Veres sugeriu a realização de serviços de reparos e manutenção do bueiro existente na Rua Dr. José Augusto da Silva, esquina com a Avenida Nossa Senhora de Fátima, tendo em vista que as condições atuais representam risco à segurança de pedestres, ciclistas e motoristas que circulam pelo local.

SILVANA TERESINHA RZEPKA

   A líder do prefeito, Silvana Teresinha Rzepka sugeriu estudos visando à implantação de lombada ou travessia elevada para pedestres na Rua Ladislau Obrzut, localizada no bairro Colina Nossa Senhora das Graças, visando reduzir a velocidade dos veículos, prevenir acidentes e garantir maior segurança e tranquilidade à comunidade local.

JOSÉ RENATO KFFURI

   O 2º Secretário José Renato Kffuri sugeriu a realização de melhorias na Rua João Cavalim, atendendo solicitação dos moradores e do Grupo Ivasko, melhorando as condições de tráfego e o acesso local. Também solicitou melhorias no prolongamento da Rua Conselheiro Zacarias, uma vez que o calçamento se encontra em más condições de tráfego, dificultando a circulação de veículos e pedestres, especialmente no trecho até o bairro Choma, onde apresenta diversos problemas estruturais, comprometendo a segurança e o acesso dos moradores. Indicou ainda a realização de serviços de patrolamento e cascalhamento nas estradas das localidades de Rio Corrente de Cima e Rio Corrente de Baixo, visando garantir o deslocamento adequado e a segurança da população que utiliza diariamente as vias rurais. O pedido já foi apresentado através da Indicação nº 685, datada de 25 de novembro de 2025. Por fim, apresentou requerimento solicitando informações as quais devem ser encaminhadas a esta Casa de Leis no prazo legal disposto na Lei Orgânica: “A Rua Coronel Saboia está incluída no projeto de pavimentação urbana / aplicação de camada asfáltica?”, indagou.

JOÃO LEUCH

   João Leuch sugeriu a realização de melhorias nas estradas rurais da Linha E e da Linha B, na comunidade de Itapará, com serviços de patrolamento e cascalhamento em pontos críticos, bem como a execução de reparos urgentes na ponte localizada na estrada da Linha Também solicitou a implantação de redutor de velocidade na Rua Pacífico Borges, na altura do nº 147, bairro DER, tendo em vista o intenso fluxo de veículos no referido trecho, que dá acesso à Associação da Prefeitura, à piscina do Clube Irati e proximidades de instituição de ensino, o que resulta em grande circulação de pedestres, inclusive crianças e adolescentes. Por fim, ainda apresentou requerimento solicitando informações as quais devem ser encaminhadas a esta Casa de Leis no prazo legal disposto na Lei Orgânica: “Como está o andamento dos trabalhos para a conclusão da instalação do Sistema de Abastecimento de Água da localidade de Cachoeira do Palmital?”, questionou.

DR. JOÃO HENRIQUE SABAG DUARTE

   Dr. João Henrique Sabag Duarte requer informações, as quais devem ser encaminhadas a esta Casa de Leis no prazo legal disposto na Lei Orgânica: “Como está organizado o transporte utilizado por pacientes para consultas médicas agendadas em Curitiba? O serviço funciona por meio de rota fixa que atende bairros específicos ou o embarque é realizado somente na Unidade de Saúde Ildefonso Zanetti? Qual horário de saída previsto para o deslocamento até Curitiba? Houve alteração recente na forma de organização, itinerário ou horário do transporte?”, questionou.

MARCELO DUDA

   Marcelo Duda sugeriu que, por meio da Secretaria de Obras e da Secretaria de Meio Ambiente, seja realizada verificação técnica nas tubulações e galerias pluviais existentes na Rua Doutor Munhoz da Rocha, nas proximidades da J Company, Papelaria Vision, Mais Econômica, Rei do Jeans e Magazine Luiza, tendo em vista o mau cheiro insuportável proveniente das galerias, causando transtorno e incômodo aos comerciantes e transeuntes. Também indicou que seja revisto o projeto de pavimentação de ligamento ao bairro Fragatas, bem como que sejam incluídas ou priorizadas obras de pavimentação das ruas dos bairros Tucholka e João Vieira da Rosa, proporcionando maior segurança, mobilidade urbana e qualidade de vida à população. Requereu ainda a realização de estudo técnico para viabilizar a pavimentação da estrada Gonçalves Júnior, no trecho que liga a ponte localizada na divisa das comunidades de Mato Queimado e Volta Grande, garantindo a conexão com a comunidade do Rio Preto, bem como a saída para Guamirim e o acesso à cidade de Irati, considerando a importância da via para o deslocamento dos moradores, o escoamento da produção local e a melhoria da segurança e da mobilidade. Por fim, apresentou requerimento solicitando informações, as quais devem ser encaminhadas a esta Casa de Leis no prazo legal disposto na Lei Orgânica: “Como se encontra a situação atual dos projetos de pavimentação que visam interligar a localidade de Gonçalves Júnior, passando pela Campina de Gonçalves Júnior, até a localidade do Rio do Couro, incluindo a existência de projeto técnico, previsão de execução e eventual disponibilidade de recursos ou convênios?”, indagou. Também apresentou requerimento solicitando informações: “Qual o prazo previsto para a manutenção da estrada que liga a Igreja de São Pedro do Guamirim até a divisa com o município de Rio Azul, considerando o intenso tráfego diário de caminhões e ônibus do transporte escolar e a existência de pontos de encalhamento ao longo da via?”, questionou.

Selmo De Lima Vieira

   O Presidente Selmo de Lima Vieira sugeriu a realização de dragagem e limpeza no córrego que passa pelo bairro Engenheiro Gutierrez, visando garantir o escoamento adequado das águas, a preservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida da população local. Também solicitou melhorias na entrada da Escola Mercedes Braga, na Avenida das Torres, bairro Alto da Lagoa, a fim de garantir acessibilidade e segurança, especialmente para crianças cadeirantes. “A solicitação atende a pedido da comunidade escolar, com destaque para o relato da Sra. Kelly, mãe de aluno, que enfrenta dificuldades diárias de acesso”. Indicou ainda, atendendo pedido da população, a realização de obras de reperfilamento nas ruas com calçamento do bairro Vila São João, incluindo a Rua Rio de Janeiro, visando melhorar as condições de trafegabilidade e segurança. E, por fim, sugeriu a implantação de redutor de velocidade e a instalação de placas de sinalização de velocidade na Rua Albino Grigoletti, nas proximidades do Hospital Erasto Gaertner, no bairro Canisianas, atendendo a solicitação do morador Juliano, tendo em vista o intenso fluxo de veículos no local, a circulação frequente de pedestres, pacientes e ambulâncias.

   As indicações apresentadas foram aprovadas por unanimidade de votos e encaminhadas ao Executivo, que deverá tomar as providências cabíveis.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)